quarta-feira, dezembro 30, 2009

Top 10 Cidades Européias - Parte 2

Aí está a segunda parte:

05 – Paris, França

Paris dispensa apresentações. Tem um charme único. Aliás, a França o tem e Paris é apenas a sua maior representação. É tudo muito grandioso. Desde a Torre Eiffel, com os seus 324 metros de altura, passando pelo Museu do Louvre, com 35 mil objetos históricos, e terminando em Versalhes e o seu Palácio de pacos 11 hectares. E Paris é muito mais do que estes três marcos. Tanta coisa que uma semana é pouco para estar na capital francesa. Talvez um mês, mas o melhor seria morar lá por um ano ao menos.

04 – Roma, Itália

Roma é Roma. Difícil explicar esta frase, só estudando a história e percorrendo as suas ruas. Uma cidade que começou cidade, se transformou no maior império da história, foi abandonada, queimada diversas vezes, virou propriedade do Papa, voltou a ser peça importante de um outro império e hoje é capital de um dos mais belos países do mundo. Precisa dizer mais? Andar por Roma é ter aula a céu aberto. É se surpreender a cada esquina e a cada monumento.

03 – Barcelona, Espanha

Toda vez que penso em Barcelona, lembro-me de chegar às 3 horas da manhã, pegar o metrô e ver um grupo de pessoas voltando de alguma balada, dançando e cantando no meio do vagão. A capital da Catalunha é jovem, bonita e cheia de surpresas. Tem atrativos que vão das praias às montanhas. Aliás, uma visita matutina ao fabuloso Park Güell mostra muito bem o que é estar em Barcelona. Criativa e singular, e sem aquele caos de cidade grande, apesar de contar com mais de 1,5 milhões de pessoas.

02 – Mônaco, Mônaco

Estar em Mônaco é estar em um mundo à parte. Imagine uma cidade-país entre a praia e a montanha, cheio de lugares maravilhosos, onde só existam milionários e turistas com muita grana. E tudo isto aberto a nós, pobre mortais, que podemos até mesmo alugar um carro e dar uma volta pelo circuito de Mônaco da Formula 1, já que a corrida se passa nas ruas da cidade. Da praia da para ver todo o principado, com uma orla que dispensa comentários. Só não é melhor porque não traduz a realidade do mundo, infelizmente.

01 – Veneza (Venezia), Itália

Tem quem adora e quem deteste. Como eu estou no primeiro time, um dia ainda quero entender as críticas que ouço de uma cidade que é única no mundo, em todos os sentidos. Onde ruas são canais, e calçadas são pequenas passarelas que dão acesso a um verdadeiro labirinto de becos onde não se perder é impossível. E se perder é o melhor do passeio, já que há tanto o que ser encontrado. Quem nunca foi não tente imaginar como é. Com certeza fará uma idéia errada, já que não se parece com nenhum outro lugar. Belíssima. Grandiosa. Obrigatória. Única.

3 comentários:

Erika disse...

Dessas que eu conheço, eu colocaria Roma e Paris empatadas em primeiro lugar. Mas aí é como vc disse: não seria SUUUUA lista..hehehe. Adorei o ranking. Beijos

Lian Tai disse...

Quando eu for quero você como guia também! ;)

Erika disse...

Ei, agora que reparei que errei na minha previsão. Achei que Barcelona ficaria em primeiro lugar!...rs.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme