quarta-feira, janeiro 27, 2010

Tudo é História!

É tão interessante notar o que pessoas tão perto de nós pensam sobre a nossa história. Uma epidemia de quizzes de início de ano no Facebook mostrou que mesmo duas pessoas que se conhecem profundamente podem não conhecer a história uma da outra.

Como história é fascinante! Tanto que comecei a fazer este curso de graduação em 2002 na UEG, em Anápolis, e, depois de um mês, desisti, logo depois de ser aprovado em Jornalismo na UFG, em Goiânia. Pensei que todos soubessem deste meu estágio em terras anapolinas, mas tive uma surpresa quando alguns arriscaram Direito e Relações Internacionais.

E como eu desejei ter feito Relações Internacionais neste último final de semana. Sentando durante seis horas na sede das Faculdades Alfa, tentei fazer o meu melhor na prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), do Instituto Rio Branco. O mais difícil para mim foi Direito e Noções de Economia, matérias que eu nunca estudei na vida. Esta última eu deixei quase tudo em branco. Arrisquei só três itens. Não deveria.

O que eu realmente lamentei foi a prova de História. Logo na minha melhor disciplina, os eleboradores foram impiedosos. Foram cobrados assuntos muito específicos, que exige muito mais do que um bom domínio da história geral. Você sabe quem tinha maior população durante a Revolução Industrial, se a Inglaterra ou França? Que a revolução francesa levou à conscrição maciça de homens solteiros entre 18 e 25 anos? Pois é, são alguns exemplos.

O mais estranho é que tudo isto me motiva a estudar cada vez mais, até ficar sabendo de todos estes detalhes. Tenho descoberto muita coisa interessante na História. E pretendo descobrir cada vez mais.

3 comentários:

Erika disse...

Na verdade agora eu me lembro perfeitamente de vc dizendo que fez história mesmo. Acho que sofri alguns lapsos no teste....rs. História eh um curso muito legal, ainda penso em fazer isso um dia...Beijinhos

Rodrigo Alves disse...

História era uma das minhas matérias favoritas no colégio. Passou a ser ainda mais interessante que percebi que todos nós somos fruto direto e indireto de tudo o que já aconteceu. Acho que muita gente não encara assim... Quem sabe a gente não volte a estudar o assunto juntos em qualquer ocasião dessas, rs... Abs

Lian Tai disse...

Tudo é história! Até facebook! Beijos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme