Em vários posts anteriores fiz promessas de rankings que nunca foram concretizados. Agora, no apagar das luzes de 2009, até como uma forma de retrospectiva dos lugares que estive, apresento a relação das dez melhores cidades que conheci este ano.
Critérios? Nenhum especificamente, fica por conta do que vi, apreciei e senti. Subjetivo, é claro, mas qual ranking não é?
10 – Assisi (Assis), Itália
Esta cidadezinha me surpreendeu bastante. Resolvi visitá-la por dois motivos: o primeiro por ser a terra natal de São Francisco de Assis, e o segundo por estar tão perto de Perugia (apenas 20 minutos de trem), local onde morei por um
mês. Lá descobri que também é terra de Santa Clara. Caminhar por suas ladeiras é relaxante. Uma verdadeira cidade medieval que ainda hoje guarda fortes traços daquele tempo. Antes de ir embora assisti uma missa no santuário de São Francisco, em uma câmara subterrânea, onde ficam os seus restos mortais.
09 – Lucca, Itália
Capital da província homônima, Lucca guarda dentro de suas muralhas as surpresas de uma cidade que foi colônia romana a partir de
08 – Milão (Milano), Itália
Dizem que Milão não passa de um local cheio de gente engravatada, apressada, com muito pouco do que se ver. Nada disso. Um passeio pelas ruas, uma visita a um de seus parques, uma passada por antigos monumentos que cruzam as principais avenidas, vão te surpreender. Sem falar no fabuloso Duomo, de arquitetura gótica, e na galeria Vittorio Emanuele, ao lado. Milão não é, claro, uma cidade cheia de marcos históricos, como Roma, mas o contraste do moderno com o antigo faz desta cidade ponto obrigatório.
07 – Florença (Firenze), Itália
Não preciso dizer o porquê Florença é fantástica. Berço do Renascimento, a cidade respira arte e cultura. Foi sobre as suas ruas que vários artistas, arquitetos e pensadores concretizaram as suas obras que influenciaram tanto a história do mundo ocidental. O seu maior expoente, sem dúvida, é Leonardo da Vinci, que além de artista e pintor era também cientista e inventor. Parada obrigatória na Galleria degli Uffizi, um dos museus mais importantes do mundo, onde há destaque para as obras de Sandro Botticelli.
06 – Londres, Inglaterra
Londres se traduz na diversidade cultural. É só pegar o metrô e contar o número de línguas diferentes que você vai ouvir. Resultado de anos em que foi ‘capital do mundo’, cidade mais importante do poderoso Império Inglês. Hoje as oportunidades de emprego e de instrução atraem milhares de pessoas todo o ano. Isto sem falar nos turistas que abarrotam a cidade para conferir, além da cultura, a sua arquitetura única e as várias peculiaridades (como os carros com direção na direita, ou os ônibus de dois andares).
No próximo post, as cinco primeiras. Confiram!!
4 comentários:
Sou contra Londres ficar na frente de Florença..heheehe. Adorei a ideia da lista. Acho que até já sei qual será a cidade número um. E Mônaco, vai ser considerada cidade e entrar? Beijos
Tô ansiosa pelos 5 primeiros...
Dua,
que delícia seu ranking! eu, por enquanto, só posso listar as dez primeiras pessoas espanholas mais bacanas que eu conheci...rs
saudade de vc! e esperando sua visita! volta quando? abração!
(ah! seu blog tá me pedindo que escreva a palavra "fudet" para assegurar o comentário...hahahah)
Eae Eduardo! Pô é difícil fazer ranking, mas com certeza você tem que conhecer Berlim!!! Não tem como ficar fora de um top ten europa...é indescritível! Mas a gente tá se amarrando muito em todas as cidades!!!!!!!!
Postar um comentário