sexta-feira, setembro 04, 2009

Ótima surpresa - Lucca

Quando se pensa em Itália logo vem a mente várias cidades famosas como Roma, Milano, Torino, Pisa, Firenze, Napoli..... Quem nunca viu uma imagem do Coliseu, escutou as histórias da renascencia em Firenze ou ouviu falar da torre inclinada de Pisa? A Itália, porém, é mais do que a imagem criada no consciente coletivo. Como todo país, há jóias escondidas, prontas a serem descobertas.

Apesar de ser a capital de uma província, um leigo nunca pensaria em ir a Lucca, cerca de 30 minutos de trem de Pisa. Desde que cheguei por aqui ouvia falar sobre esta cidade, mas nunca tive vontade de visitá-la. Até que, há algumas semanas, topei em dar um pulo por aquelas bandas.

Lucca foi uma colonia romana que, durante a idade média, viu a construção do mais moderno muro de proteção daquela época. A muralha demorou um século e meio para ser construída e circunda todo o centro antigo. O detalhe mais legal é que não é apenas um muro, mas sim um nível superior, já que a sua espessura é tão grande que em cima há árvores, pequenas casas, área para passeio e até um calçadão. Ele tem cinco quilometros de comprimento e, como nunca foi utilizado em batalha, permanece inteiro até os dias atuais.

Aproveitando a polivalencia dos recursos da internet (rsrs) resolvi fazer alguns pequenos videos para ilustrar o post. Este primeiro é da entrada da cidade.



Já em cima da muralha, dá para ver a cidade do lado de fora e o centro antigo, no lado de dentro.



Explicando um pouco melhor como funciona o muro da cidade.



Mostrando como funciona os portais da cidade, que podiam isolar o centro urbano em caso de guerra.



Novamente em cima do muro, agora em uma outra parte, falando sobre o sistema antigo de vigilancia da cidade.



Nas ruas antigas e estreitas, o charme da cidade de Lucca.



Na Piazza Anfiteatro.



Despedindo de Lucca, passando sob as muralhas.



Fica a dica para quem vem a Itália: tendo um tempinho vale a pena incluir Lucca no roteiro. O tamanho e a arquitetura do local não só nos deixam fascinados como turistas, mas também nos faz bater uma pontinha de vontade até mesmo de fixar residencia em tão belo local.

4 comentários:

Erika disse...

Desse jeito eu vou ter que passar férias de um ano só na Itália!!! Tá no nosso roteiro? Beijinhos!

Lian Tai disse...

Assim que eu ganhar muito dinheiro (em breve, torçamos), você será meu guia turístico! Beijos!

P. disse...

Vc tem razão... Lucca é uma cidade maravilhosa e dá vontade de ficar aqui pra sempre... Completarei 1 ano de Lucca no final do mês, quando voltarei para o Brasil e antes mesmo de deixá-la já sinto falta dessa cidade que encanta qualquer pessoa!

Helen Fernanda disse...

Espero que continue aproveitando a "polivalência dos recursos da internet". Muito mais que ilustrar, os vídeos acrescentaram muitas informações. Gostei muito!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme