sábado, setembro 19, 2009

Roma IV - Os monumentos

Outro dia descobri aquela ferramenta que vê o que a pessoa escreveu no orkut para acabar acessando o seu blog. Achei legal que, pelo que escreveram, a maioria das pessoas foram parar em posts que respondiam as suas perguntas. Fiquei feliz por este espaço estar cumprindo bem o seu papel informativo.

Vamos lá para mais um post, digamos, útil? Seguindo a série 'Roma - Aventurações', queria sugerir algumas dicas para quem vem e quer ver o melhor da cidade em pouco tempo. Eis os monumentos indispensáveis em Roma.

Gosto de dividir um passeio na capital italiana em três partes: as piazzas, a região do Coliseu e dos Foruns Romanos, além do Vaticano. Você pode querer saber: dá para reservar um dia para cada um? A resposta: depende do grau de profundidade que você quer ter na sua visita. Explico melhor, parte por parte.

1 - As 'Piazzas'

São quatro que você não pode perder: Repubblica, Spagna, Popolo e Navona. Ficam todas relativamente perto uma das outras, então o acesso não é difícil. O problema, em relação a tempo, é que elas ficam localizadas bem no centro da cidade, no meio de ruas fascinantes, tanto por sua arquitetura, como pelo comércio tentador. Para quem tem $ e quer fazer compras, recomendo a Via del Corso, Via del Tritone, Via del Babuino, além de todas as outras que cruzam estas, como a famosa Via Condotti. Não deixem de ver também as dezenas de igrejas e palácios que existem na região. O Pantheon, perto da Piazza Navona, é visita obrigatória. (Observação depois do post publicado, atualizado 20/09: Como fui me esquecer do que, para muitos, é o monumento mais belo de Roma. A Fontana de Trevi é mais do que obrigatório, é intimação conhecê-la. E jogar uma moedinha, se quiser voltar a Roma. Fica na mesma região das praças).

2 - Coliseu e arredores

Falar de Roma é, sem dúvida, falar do Coliseu. Se você gosta de história e arqueologia, esta é a sua região. Pode-se ver o Coliseu de fora, tirar fotos, apreciar, mas entrar e conferir por dentro não tem preço. Ou melhor, tem, já que o passeio custa 12 euros. Com o mesmo bilhete, porém, dá para entrar também no Palatino e nos Fóruns Romanos. Não deixe de conferir os arcos, principalmente o de Constantino e o de Titus. Logo atrás do Palatino há o Circo Massimo, ou o que restou dele. Lá era onde ocorria as famosas corridas de bigas. Hoje, porém, é apenas um velho campo gramado. Mas vale a pena a visita.

3 - Vaticano

Três são os pontos principais: a Basílica de São Pedro, os Museus Vaticanos e o Castel Sant`Angelo. A Basílica é de graça, mas não se esqueça de ir vestido apropriadamente, com vestes discretas, pelo menos até o joelho, e camisas, ou camisetas, que cubram os ombros. Caso contrário será barrado. Lá dentro passe nas tumbas dos papas e, se tiver com o orçamento em dia, pague 6 euros para subir até a cúpula. Para os museus, dê a volta nas muralhas e pegue a fila quilômétrica. São 14 euros, mas vale a pena. Principalmente pela visita à Capela Sisitina, obra prima de Michelângelo. Há também vários outros museus que você poder visitar com o mesmo ingresso. O Castel Sant'Angelo é 6,5 euros, outra visita que não pode faltar.

E o tempo: vai do gosto de cada um. Acho que o mínimo é um dia para cada área. Mas se você gostar de compras e ar livre, vai querer passar mais tempo nas belas ruelas do centro de Roma. Se prefere história, certamente terá que retornar aos sítios arqueológicos perto do Colisseu. Se ama a arte, não vai passar menos que um dia só nos Museus Vaticanos. Se é muito religioso, vai ficar mais de mês conferindo as centenas de igrejas. A opção é sua.

Um comentário:

Erika disse...

Caraca, são muitos euros por passeio. Mas como vc mesmo disse: vale a pena!...ehehe. Quero conhecer tuuuudo isso aí. Beijos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme