domingo, setembro 27, 2009

Ryanair paga para eu voar

A grande maioria das pessoas que já vieram para a Europa, ou que pesquisam sobre companhias aéreas, conhece a Ryanair, empresa de aviação irlandesa famosa por suas ofertas incríveis. Há quase uma semana, este que vos escreve está fazendo um giro voando Ryanair, com trechos comprados por apenas um euro, tudo incluso.

O curioso, porém, ocorreu ontem, sábado, 26, quando me preparava para decolar de Treviso, Itália, rumo à cidade espanhola de Girona, há cerca de 100 km de Barcelona. Cheguei ao aeroporto, passei pela fiscalização, aguardei, entrei na fila, entreguei a passagem e desci as escadas até a porta que dá para a pista. Até aí tudo normal. Por volta das 18:15, horário marcado para a decolagem, uma voz no alto falante anunciou um atraso de meia-hora, por motivos técnicos.

Já descrente, mas ainda incrédulo de que ali seria o início de uma via crucis, subi de volta juntamente com os outros passageiros e esperei o novo horário. Quando o relógio estava perto das 18:45, contudo, o display eletrônico foi atualizado, jogando o nosso vôo para 22:15.

Levantei da onde estava sentado e fui achar um local calmo para tentar conectar à internet wi-fi. Com dor no coração, ainda recebi a última notícia: o avião estava com atraso indeterminado.

Foram uns 20 minutos de mal humor, até quando me conformei e comecei a me divertir com a situação. Já que a internet não funcionava, aproveitei uma tomada embaixo das escadas para carregar a bateria esgotada do meu notebook. Acomodei a minha mochila como um travesseiro e dentei, meio que fechando aquele espaço, delimitando um “home-office” (rs!!).



Fiz de tudo para passar o tempo. Ouvi músicas, joguei paciência, liguei para casa, descansei um pouco. A única preocupação era em relação ao meu destino. Se voasse ainda naquele sábado chegaria de madrugada em Girona, mais de madrugada ainda em Barcelona e teria dificuldades de chegar ao meu albergue já reservado.

Às 21:15, já com três horas de atraso, um novo anúncio. A Ryanair, como forma de atenuar os problemas, ofereceu um voucher de comida aos viajantes entediados. Corri, juntamente com os outros, para pegar o meu.


Eram cinco euros para gastar com lanche e bebidas não-alcoólicas. De imediato fui para a lanchonete e enfrentei uma fila gigantesca para pegar o rango “de graça”. Foi aí que, olhando aquele voucher, me dei conta. Pera lá!! Se eu paguei um euro pela a passagem e a Ryanair me deu cinco para comer, então a companhia está pagando quatro euros para eu voar.

Comi o lanche (muito bom!!) e voltei para o tédio da espera. Pouco depois das 10 horas, um grupo de técnicos chegou no avião que vinha de Londres e começaram a consertar a nossa aeronave. O problema era na porta. Uns 20 minutos bastaram para que tudo se resolvesse. Embarcamos e, com a graça de DEUS, chegamos a Girona a uma da manhã.

Nenhum comentário:

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme