terça-feira, julho 07, 2009

Manchetes do dia

Já não sou mais um prisioneiro. O vigile passou e agora posso tocar a vida sem restrições aqui na Itália (Se você não entendeu, explico em posts futuros). Para comemorar, fui dar um giro pela cidade. Passei por uma feira semanal, que tem aqui toda a terça-feira, com muita roupa e produtos do tipo 'made in Paraguay'. Só olhei, já que tenho que controlar os meus euros.

Depois do almoço fui na biblioteca. Toda cidade aqui na Itália tem uma biblioteca pública e de qualidade. À disposição para empréstimos tem até filmes em DVD. O acervo não é muito grande, mas de graça até injeção na testa, não é? rsrsrsrs.

Me sentei um pouco para ler o Corriere della Sera, jornal diário milanês, um dos mais respeitados da Itália. Na 'pauta do dia' a principal notícia é a reunião de cúpula do G-8 na cidade de L'Aquila, capital da região de Abruzzo, que em abril último sofreu uma série de infelizes abalos sísmicos que matou centenas de pessoas.

A crise financeira e a interação entre os países deveriam ser os assuntos mais ventilados antes da reunião, mas uma série de novos terremotos, de menores proporções, é verdade, colocou a segurança do próprio evento como prioridade. Por aqui se brinca que só falta o Berlusconi ser o anfitrião de um fim trágico dos maiores líderes do planeta. Enfim, depois de todos os escândalos.....

Um novo pacote que dificulta ainda mais a vida dos imigrantes também é assunto no jornal. Um protesto de 'bandantis' (pessoas que trabalham tomando conta de idosos) abriu uma de suas páginas. Na foto, uma mulher com um cartaz que dizia: "Se eu não trabalho a sua avozinha vai para o hospício". Isto porque um dia antes um dos ministros deu uma entrevista falando que algumas badantis, que são badantis de verdade, vão ter que pagar o preço por aquelas mentem e acabam como prostitutas ou receptoras de drogas. Enfim, o eterno problema de imigração na Europa.

No fim ainda tinha uma reportagem sobre a intenção da Ryanair (maior empresa aérea low-cost da Europa) de transportar pessoas em pé, em seu novo plano de transporte barato. A idéia já é antiga, mas que ninguém se surpreenda se isto realmente vingar. Para aumentar o nível de esquisitice da página, o jornal ainda trouxe, em uma correlata, a história de um passageiro que ajudou a consertar o avião de uma companhia inglesa e evitou um atraso que seria de quase oito horas em seu vôo. Ele, é claro, era engenheiro aeronáutico e foi recebido com aplausos pelo restante dos passageiros. Imaginem só.

2 comentários:

Lian Tai disse...

E me bateu uma dúvida... Conseguiu receber meu cartão antes de ir embora???

Rodrigo Alves disse...

Pelo que vejo imprensa é igual em qualquer lugar, rs...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme