quarta-feira, julho 29, 2009

Roma I - A ode

Muito antes deste escriba resolver ir para a Europa, ou até mesmo antes de saber o que era lead ou agenda setting, durante uma aula de cursinho, um professor empolgado disse uma frase que nunca esqueceria: "Roma foi grande!".

Não deixaria aquela frase escapar da minha mente porque foi repetida umas 2.000 vezes durante a aula de história. O cara era pra lá de empolgado com Roma, e achava que a aula dele era a oitava maravilha do mundo. A aula foi legal, mas a frase, sem dúvida, melhor.

Ela, porém, tinha uma falha. Roma não foi grande, Roma é grande. Ou melhor, Roma é surpreendente. Mesmo com tudo o que a gente estuda durante 20 anos de ensino fundamental, médio, e outros, a cidade consegue te causar surpresas a cada esquina. É só virar em uma rua e pode ter certeza que Roma vai te surpreender.

Roma é a expressão do mundo ocidental. Uma cidade que virou império e que depois voltou a ser cidade. Não tem monumentos. A própria cidade é um grande centro histórico cheio de aspectos do mundo. Não só a capital da Itália, mas da nossa própria cultura.

Um labirinto imprevisível. Mesmo com um mapa na mão a probabilidade de voce se perder é grande. E que se perca. Porque se não chegar onde previa, vai se surpreende com outra parte da cidade que nem pensava em ver naquele momento. Roma é assim. Imprevisível. É Roma.

Um comentário:

Lian Tai disse...

Aaaaaaaahhhhhhhhhhhhh!!!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme