sexta-feira, março 28, 2008

Jogo Diplomático

Olha só. Cá estou eu, barbudo olhando para a tela do computador quando me lembro que deixei para postar neste blog apenas quando tivesse algo que valesse a pena e, até agora, não postei nada. As linhas deste espaço estão precisando de tinta nova, assim como eu estou precisando fazer a barba, rsrs.

O detalhe é que do início do ano para cá eu postei apenas um texto. Foi sobre a imigração na Espanha, assunto bastante discutido na mídia durante o mês de fevereiro. Para mim tudo relacionado a isto é interessantíssimo, já que aprecio muito as relações internacionais. É intrigante notar como que as eleições de um país distante podem mudar a vida (no caso leia-se atrapalhar) de brasileiros que querem ir para a Europa (ou espanhóis vindo ao Brasil).

O engraçado é que ninguém costuma levar muito a sério a fiscalização de fronteiras nos aeroportos. A excessão, talvez, seja os Estados Unidos da era Bush, com o medo contínuo do chamado "terrorismo". Apesar do caso recente, os países europeus são menos rigorosos, e às vezes pegam alguns "bodes" espiatórios. Basta ver o relato de um monte de pessoas que vão sem os requisitos mínimos para adentrar a União Européia e passam numa boa.

No caso da Espanha, a eleição marcada pelo polêmico debate sobre a imigração no país fez com que o governo espanhol endurecesse o jogo. Mais engraçado de tudo, foi ver o Brasil ativar a política de reciprocidade e barrar espanhóis que vinham ao nosso país sem possuírem os minímos necessários para passar pela imigração.

Não há como condenar quando pessoas são barradas por não cumprirem a lei, seja onde for. O difícil é ver que dezenas de pessoas (brasileiros e espanhóis) foram usados como peões em um jogo político mais complexo. Passadas as eleições espanholas e a vitória de Zapatero, é inevitável notar que tudo voltou ao normal. E o assunto 'imigração' saiu da pauta da imprensa (principalmente televisiva) tão rápido como entrou.

Nenhum comentário:

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme