Duas coisas me fariam viver na Europa para sempre: o baixo preço de carro, roupas, eletrônicos, enfim, bens duráveis, e a segurança. Esta última ainda me chama a atenção e consegue me impressionar profundamente todos os dias, mesmo depois de quase um ano no velho continente.
Mesmo em Londres, cidade que tem cerca de 7 milhões de pessoas, você não se sente nem um pouco inseguro. É maravilhoso poder sair do trabalho quase uma hora da manhã, ir para o ponto de ônibus, esperar tranquilamente, entrar, sentar, ir pensando na vida, totalmente distraído, descer em um bairro afastado, e ir caminhando para a casa sem preocupações.
Ontem ocorreu ainda um fato, comum por aqui, é verdade, mas que impressiona. Logo após descer do ônibus aqui perto de casa, às 1:20 da madrugada exatamente, vi uma mulher, sozinha, sacando dinheiro em um caixa eletrônico. Dois marmanjos passaram por trás dela no momento e ela não não demonstrou nenhuma reação de medo, ou de afobação. Simplesmente continuou a operação.
Infelizmente não podemos dizer o mesmo dos médios e grandes centros do Brasil. Mesmo de carro, a insegurança é frequente. Aqui, ao contrário, você pode andar tranquilamente à noite, bêbado, com 800 libras no bolso (cerca de R$2400,00) sem ficar tenso e nem incerto de que vai chegar bem em casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
E eu me pergunto sem cessar: quando é que eu vou voltar a morar no Velho Continente?
Se em Londres é assim, imagine em Coimbra, que tem o custo de vida mais baixo de toda a Europa...
Aiai...
Para de andar tranquilamente de madrugada por Londres nessa confiança toda. Deixou o juízo no Brasil?...rs.
Eu tive essa sensação na China. Andar por aí sem medo virou uma novidade para nós que vivemos na realidade brasileira. Beijo!
Ai, Du, coisa boa ne! Aqui fazer tudo isso é insanidade!!
Vc já andou bêbado, à uma da manhã e com 800 libras no bolso? Que inveja pela grana.
Postar um comentário