quarta-feira, agosto 26, 2009

Da série....

Coisas que voce só ve na Europa:


Um homem parou na frente de casa em uma Mercedes, desceu, catou algumas coisas do lixo, colocou dentro do carro e foi embora.

Ia twittar, mas achei que daria mais caracteres do que o permitido, então resolvi escrever um post.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Explicações

Dizem que quando o caldo do pobre desanda, a coisa fica preta. Depois de cinco dias de dor de dente, eis que me vem uma dor de garganta. Putz!! Fiquei pensando no que ando fazendo e nos pecados que tenho cometido, enfim, para encontrar uma explicação, rsrs.... Meu DEUS!!

Mas, graças a ELE, tudo 100% de novo. Tirando o calor. Fui sair de Goiania para sofrer de calor na Itália. Macchè!! Ontem a temperatura passou dos 40 graus. O problema é que a temperatura daqui é diferente da de lá. Não sei porque, acho que devido a umidade, a sensação de 30 graus aqui, por exemplo, é muito pior do que em Goiania. Aqui se gasta várias camisas em um só dia.... Voce sai do banho molhado de suor.

No meio do calor, voltando do supermercado, até que tive uma boa surpresa. Pela primeira vez alguém me parou na rua para me perguntar uma direção e eu sabia explicar. Estava fazendo a rótula para entrar na rua de casa, quando uma senhora encostou o seu carro e perguntou: "Para Roma?". Achei muito bom, porque era só ela ir reto que terminaria na estrada, mas eu enchi o peito e incrementei a explicação.

Como aqui é uma região turística, no verão vem MUITA gente de fora. E é claro que quase ninguém sabe andar pela cidade. Já perdi a conta do número de vezes que alguém me parou e eu nem sonhava em saber aonde ele queria chegar, já que também sou novo por aqui.

Pouco depois, já em casa, estava estendendo roupas na sacada quando um outro carro parou e um sr. me perguntou se seguindo reto chegaria no mar. "Chega também, mas é mais fácil voltar e ir pelo centro". Pronto, já estava pós-graduado em informações, rsrs.

domingo, agosto 16, 2009

Aviso aos navegantes

To sem inspiração (para não falar outra coisa, rsrs) para atualizar o blog. Uma dor de dente (ciso) horrível me ataca desde de sexta-feira. Espero estar bem logo para escrever, já que não me faltam assuntos. No início da fila está a visita à belíssima cidade de Lucca.

sexta-feira, agosto 07, 2009

As regras do jogo

Eu sei que já comparei a minha saga pelo reconhecimento da cidadania italiana com o Big Brother, mas a cada dia que passa as semelhanças são tantas que é inevitável voltar ao assunto. As vezes me deito na cama e fico olhando para o alto, a procura das camaras. Não é possível que ninguém esteja assistindo isto. Que desperdício, rs.

Mesmo podendo sair de casa, ver novas pessoas e entrar em novas aventuras, a situação do jogo atual não nos poupa da rotina de não ter nada de produtivo para fazer. Há praga pior para o cérebro do que isto? As vezes acordo angustiado e o sentimento só vai passando com o desenrolar do dia. É, a pior espera é aquela que voce não sabe quando vai terminar.

Menos mal que há toda uma política de relacionamento entre os participantes deste jogo, o que não o deixa tanto monótono. Os sentimentos, porém, muitas vezes, parecem mergulhados em um bojo de liquidificador, pronto para bater. Pode ir do insuportável ao maravilhoso em poucos minutos.

O jogo, enfim, é assim. As regras são estas, o caminho é este. Quando mais chego perto do final, mais ele espicha. É como um labirinto, que voce não sabe quando conseguirá sair. A palavra por aqui é controlar os sentimentos e torcer para que o tempo passe rápido. Espero que consiga atingir a linha de chegada antes que o liquidificador estrague e a massa vaze sobre a pia e respingue no chão.

PS: A série Roma ainda terá outros capítulos por vir. Este post foi só um intervalo.

sábado, agosto 01, 2009

Roma II - O metro

Roma tem duas linhas de metro. A principal é a vermelha, que liga a Estação Termini a pontos estratégicos da cidade, como a Piazza Spagna ou o Vaticano. A secundária é a azul, que cruza com a primeira no Termini e liga os romanos a outros marcos da cidade, como as Estação Tiburtina e Ostiense, o Colisseu e o Circo Massimo.

As linhas C e D já estão planejadas. A C-verde, inclusive, já está em construção, cruzará a linha A nas estações Otaviano e San Giovanni, e a B na estação Colosseo.

Para uma cidade de quase 3 milhões de pessoas, Roma tem uma rede de metro pequena, em comparação às outras cidades da Europa. O fator complicador é que toda a capital italiana é zona arqueológica, e antes de fazer qualquer construção subterranea é necessário estudos e mais estudos. Com isto, é claro, o quilometro do metro fica muito mais caro.

No domingo, 26, utilizei pela primeira vez a metropolitana de Roma, juntamente com um grupo de amigos. Saimos da estação Vittorio Emmanuelle rumo ao Vaticano, estação San Pietro. Entre a primeira e a terceira estação (Repubblica) fiz um pequeno video dentro do trem. Confiram!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme