Procurando um ranking mundial de universidades na internet, achei um dado interessante. Segundo o site Webometrics, a Universidade Federal de Goiás, instituição que assina o diploma deste que vos fala, é a número 1.293 de todo o mundo.
O ranking, contudo, não avalia a qualidade de ensino, e nem mesmo a competência dos professores. É um estudo feito por uma instituição espanhola que procurou listar as universidades de maior visualização na internet.
Quatro critérios foram usados para a construção do ranking: o tamanho do site, o número de arquivos científicos disponíveis, a visibilidade de links do site da universidade pela internet e a prioridade nos sites de buscas (como Yahoo! e Google).
No topo do ranking de 4 mil instituições de ensino superior, está o MIT (Massachusetts Institute of Technology), cuja a sede fica na California, Estados Unidos. A segunda é a também estadunidense Standford University.
A lista prossegue até a posição 23, apenas com universidades dos Estados Unidos. A primeira fora do país é a University of Toronto (Canadá), número 24. A instituição mais bem colocada fora da América do Norte é University of Cambridge (Inglaterra), que ocupa a posição 28.
Entre as universidades da América Latina, a primeira é a Universidad Nacional Autónoma de México (44). Após mais 43 instituições aparece a brasileira mais bem colocada, a Universidade de São Paulo (87).
Dentre as brasileiras, a lista ainda aponta a Universidade Estadual de Campinas (159), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (285), Universidade Federal do Rio de Janeiro (299) e a Universidade Federal de Santa Catarina (304), entre as mais visíveis.
Em uma outra lista, que considera o tamanho da instituição, número de professores renomados, estrutura e etc..., organizado por pesquisadores do Institute of Higher Education of Shangai, a liderança é da Haverd University (EUA), seguida pelas Standford University (EUA) e a University of California (EUA).
A melhor não-estadunidense é a University of Cambridge (ING), quarta colodada. A USP é mais bem ranquiada brasileira, na posição 102, empatada com mais 48 instituições. A UFG não aparece nesta lista, que avalia apenas 500 univesidades.
Foto: Arquivo pessoal
Um passeio pelo musical brasileiro em livro
Há 5 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário