quarta-feira, novembro 05, 2008

Particularidades

Bonito (MS) - Há alguma coisa neste Estado que me fascina. Algo que não encontro em Goiânia, ou em outra parte de Goiás. Acredito que seja, na verdade, um conjunto de fatores que se juntam e criam parte da cultura daqui.

Eu nasci e morei a maior parte da minha vida na capital do meu Estado, mas semprei me senti atraído por culturas externas. A proximidade que esta cidade tem de outros países é algo que me deixa impressionado. Seja na Bolívia, onde a linha de fronteira política também é cultural - um passo dentro do país vizinho e tudo muda - seja no Paraguai, onde você começa a conversar com as pessoas em portunhol e, quase sempre, testemunha comentários paralelos em Guarany, a língua indígena local.

O turismo internacionalmente conhecido de Bonito e do Pantanal também atrai muitas pessoas de fora. Estes são majoritariamente gringos (estadunidenses, europeus ou asiáticos). É só chegar em Campo Grande que você começa a ouvir pessoas de todos os lados tentando se comunicar em gringoglês (mistura de inglês e português). Estes, quase sempre, embarcam em um ônibus com destino a Corumbá.

Aqui também tem uma cultura rural muito maior que em Goiás. Olha que eu imaginei que isto não fosse possível. Enquanto a 'modernidade' já adentrou bastante nas terras goianas, por aqui as coisas ainda são muito ligadas a terra. Parece o meu Estado há algumas décadas.

Ah, sim, nem preciso falar que tudo aqui é longe. As principais cidades do Estado (Dourados, Campo Grande e Corumbá) ficam a 300km. Ou seja, em um raio de 300km não tem nada. Percorrer mais de 100km sem nenhuma cidade ou vila também é super comum por aqui. Costumo dizer que 40km de Goiás equivale a 120km de MS.

5 comentários:

Lorena Verli disse...

Então você está em bonito! Férias??? E nem convida a gente, né? Pode deixar... ahuahuahahuauh...

Maria Cristina disse...

Oi Du!! Conta mais de vc oras! Ah, e agora com tempo de sobra fica cobrando postagem dos amigos que nem almoçaram hoje, por exemplo, né heheheh eu te perdoo, mas não se esqueça: um dia eu tb terei férias! hahahahaha

Já estou com saudade e pensando: o que será do meu sábado ??? kkk

bjocas Mary

Rodrigo Alves disse...

Bonito, hein...! rs

Renato disse...

hahahah
o trocadilho do rodrigo foi demais...srsrs
e ae, sartora!!!!!! conta mais! que tem feito de bom??? vai à bolívia????

Vassil Oliveira disse...

Eduardo, e aí, que tal uma pauta sobre a política de Bonito, heim:!
Brincadeira! Boas férias. Abraço.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme