segunda-feira, novembro 19, 2007

O futuro dos goianos na Série C

Com a Série A paralisada, devido aos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, vamos ligar a bola de cristal e tentar analisar as chances e possibilidades dos três times goianos na Série do Campeonato Brasileiro:

Atlético
Posição atual: 6ª. Colocação
Pontos: 15
Possibilidade de Classificação (de 1 a 10): 3
Próximos jogos:

Quinta-Feira (22/11) – Vila Nova (C)
Domingo (25/11) – ABC (C)
Quarta-Feira (28/11) – Barras (F)

A situação do Atlético é complicada. Hoje seriam necessários 24 pontos para se confirmar entre os quatro que ascenderão a Série B no ano que vem. Ou seja, para conseguir subir terá que vencer os três jogos restantes. Há uma possibilidade de alcançar êxito com duas vitórias e um empate, porém necessitaria de torcer por outros resultados. O jogo mais duro é o próximo, contra o Vila Nova. Se vencer volta ao páreo, pois seus dois últimos compromissos são mais fáceis. Mas, clássico é sempre clássico e os rubro-negros jogarão na pressão, pois até mesmo um empate é ruim. É decisão para o dragão.

CRAC
Posição atual: 5ª. Colocação
Pontos: 18
Possibilidade de Classificação (de 1 a 10): 5
Próximos jogos:

Quinta-Feira (22/11) – Bragantino (F)
Domingo (25/11) – Nacional (F)
Quarta-Feira (28/11) – Bahia (C)

O CRAC é o mais difícil para fazer qualquer previsão. A equipe varia muito e seus resultados não possuem uma lógica a ser seguida. A tendência da competição é que o time lute por vaga contra o Vila Nova e/ou ABC/RN. Hoje, a equipe do sudeste tem um ponto a menos que o Vila e dois a menos que o ABC. A exemplo dos outros dois, possui dois jogos fora e um em casa (é verdade que o Vila tem o clássico, mas este promete ser tão duro quanto um jogo fora). Se vencer o Bahia em casa e o Nacional fora fatalmente estará entre os quatro. Mas o jogo contra os baianos será muito difícil, na última rodada, o que indica a importância do CRAC pontuar em Bragança Paulista.

Vila Nova
Posição atual: 4ª. Colocação
Pontos: 19
Possibilidade de Classificação (de 1 a 10): 8
Próximos jogos:

Quinta-Feira (22/11) – Atlético (F)
Domingo (25/11) – Bahia (F)
Quarta-Feira (28/11) – Nacional (C)

O Vila é o que tem a melhor chance e a situação mais clara dentre os goianos. Se vencer o Atlético praticamente garante a vaga e brigará pelo título nas duas últimas rodadas. Se perder pode se desestruturar emocionalmente – fato ocorrido diversas vezes durante o campeonato – e pode ficar fora dos quatro que passam a Série B, em 2008. Um empate não é ruim para o Vila, mas ficará dependendo do jogo na Fonte Nova, onde o Bahia botará grande pressão, na penúltima rodada. A vantagem dos colorados é enfrentar o fraco Nacional de Patos, no Serra Dourada, na última rodada. Ou seja, para subir precisa somar dois pontos antes da última rodada. É possível que até com um ponto possa conseguir a classificação.

Também é importante para os goianos a vida do ABC/RN:

ABC/RN
Posição atual: 1ª. Colocação
Pontos: 20
Possibilidade de Classificação (de 1 a 10): 6
Próximos jogos:

Quinta-Feira (22/11) – Bahia (F)
Domingo (25/11) – Atlético (F)
Quarta-Feira (28/11) – Bragantino (C)

É líder, mas uma primeira posição que é ilusória. Isto porque fora do Frasqueirão (seu estádio em Natal) só venceu o fraco Nacional/PB, ainda assim por 1 a 0, com gol na metade do segundo tempo. Além disto, fora de seus domínios, perdeu três jogos (Bragantino, CRAC e Vila Nova) e empatou com o vice-lanterna Barras/PI. Ou seja, o ABC não joga bem fora de Natal. E tem dois compromissos importantes longe de sua torcida.

Joga primeiro em Salvador, contra o Bahia, e com o Atlético, na seqüência, em Goiânia. Ainda assim, enfrenta o difícil Bragantino em casa, na última rodada. Se seguir a tendência, o ABC perderá os dois jogos fora e ganhará em casa. Terminando com 23 pontos abre mais uma vaga para um dos goianos. Mas, como é futebol, o jeito é esperar antes de concluir alguma coisa. O interessante é que mesmo se o Atlético já estiver eliminado quanto enfrentar o ABC, terá a torcida dos outros dois times goianos, pois sua vitória certamente facilitará a vida para a ascensão de Vila e Crac.

OBS.: Ah, matematicamente o Estado de Goiás já tem uma vaga na Série B, no ano que vem. Apenas a confirmação de um detalhe, já que isto era previsível há muito tempo.

Nenhum comentário:

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme