quinta-feira, maio 05, 2011

Obama e o 'Olho por olho'

Tenho lido alguns textos de opinião sobre a morte do terrorista Osama Bin Laden, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no último domingo, 1. São dois os acontecimentos que mais me chama a atenção neste episódio: a grande comemoração dos estadunidenses e o desrepeito de normas internacionais pelo grande país do norte.

Até que ponto esta ação, totalmente arbitrária, pode ser justificada? É claro que os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington, foram hediondos e condenáveis. Não diz o Direito Internacional, porém, que todo o ser humano, por pior que seja, tem direito a um julgamento?

Recomendo mais um texto, desta vez do colunista da Folha de São Paulo, Hélio Schwartsman, onde ele lembra que a operação dos EUA remete a Lei de Talião, do Código de Hamurabi - o popular "olho por olho, dente por dente":

"A primeira e mais antiga é conhecida como lei de talião. É o famoso "olho por olho, dente por dente" do Antigo Testamento. Tecnicamente, leva o nome de justiça retributiva. Não difere muito da vingança. Aplica-se a pena porque o réu a "merece". Essa noção de merecimento, é claro, só faz sentido quando dispomos de um Deus ou alguma outra entidade metafísica que sustente uma ideia de Justiça perigosamente platônica."


Vale a pena a leitura, principalmente por que é um texto interpretativo, não expressa tantos juízos de valores. Para ler, clique aqui

Um comentário:

Andrei disse...

Eu considero apenas como uma questão eleitoral mesmo Eduardo...a corrida eleitoral americana já começou, o Obama não estava bem nas pesquisas nas pesquisas até anunciar a morte do Bin Laden. Só para contar os democratas preveem gastar pouco mais de 1 bilhão de dólares na eleição.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme