quarta-feira, abril 06, 2011

Se for escrever, pare, leia e pense!

Me irrita ler opiniões do povo em portais de notícias. Confesso que é interessante, já que percebemos facilmente algumas roupagens que podemos vestir 99% das pessoas que ali postam um comentário. O que me deixa indignado, porém, é o alto número de pessoas que acionam a mão antes de ligar o cérebro.

Peguemos este caso do Japão, por exemplo. É muito fácil criticar a energia nuclear neste momento em que você tem milhões de pessoas afetadas por vazamentos radiotivos. O que muitos esquecem, contudo, é que vivemos em um mundo em que a produção sobe a cada ano e que isto vai, automaticamente, demandar novos programas de geração de energia.

O Brasil, por exemplo, tem o projeto de instalação de novas quatro usinas nucleares no Nordeste. A meta é aumentar de 2% para 6% a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira. Não é fácil olhar com bons olhos para este projeto, principalmente no atual momento, mas não se pode esquecer que o país tem necessidade de diversificar os meios de produção de energia e aumentar a geração.

É fato que o país possui um grande potencial hidráulico para produção de energia. Isto o coloca como um dos que tem a melhor relação entre geração limpa e suja. É um fato positivo. Não se pode, porém, esquecer as outras formas de geração de energia, senão correremos o risco de virarmos dependentes exclusivos de uma fonte só. Uma grande seca, por exemplo, e todo o potencial hidráulico estaria condenado (como já ocorreu).

O que me irrita profundamente é que há pessoas que não ouve o que fala (ou não lê o que escreve). É capaz de condenar a energia nuclear, criticar Belo Monte, falar mal da poluição gerada pelas termoelétricas e achar ruim se tivermos um novo apagão.

Produção de energia elétrica causa impactos. Cabe a nós decidirmos se vamos conviver com eles ou se tomaremos banho frio.

5 comentários:

Maria Cristina disse...

Vixi, o que mais se vê por aí é gente sem cérebro (ou célebro, no caso, kkk) quero ser o dono da razão. O que me irrita mais nessas opiniões de portais é o português do povo. Conseguem superar as opiniões, negativamente. rs

Ah, vê se passa no blog dos amigos de vez em quando kkk

bjosss

Erika Lettry disse...

Tomar banho frio é muito saudável. Acionei a tecla antes do cérebro?..hehee.

Lian Tai disse...

Boa, Eduardo!

alicexavier@bol.com.br disse...

amei conhecer seu blog, ler seus textos. Abração!
Alice

Unknown disse...

Are you powerless to withdraw coins in Binance? Are you actually discovering solutions so that you can easily end such errors? Wait! Don’t check your endurance and undeviating get in contact with the well-elite experts by dialing Binance support phone number 1-888-764-0492 which is all the time permitted and you can ring on this number anytime without any worries. Get rid of dilemmas as soon as possible and enjoy services freely.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme