segunda-feira, outubro 08, 2007

Justiça a passos de tartaruga

A justiça no Brasil é lenta. Até aí, sem novidades. O resultado das duas sessões do Superior Tribunal Federal (STF), na quarta, 4, e quinta, 5, ratifica o fato. Após 25 anos de redemocratização a justiça determinou que o mandato parlamentar é do partido e não do político. A decisão foi fruto de uma nova interpretação da lei. Ou seja, todos estes anos de infidelidade partidária poderiam ter sido evitados se o Tribunal agisse antes. O leitor mais otimista pode pensar: mas agora será uma nova fase na política brasileira, já que, de agora para frente, se um parlamentar eleito por um partido filiar-se a outro, este deverá perder o mandato e o próximo suplente de sua coligação será convocado. Negativo. Nas mesmas sessões, os ministros decidiram que os deputados e/ou vereadores que mudaram de partido antes de 27 de março – data que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou a mesma decisão – serão anistiados. Até aí tudo bem. Já que STF e TSE demoraram tanto tempo para ‘porem’ ordem nas Casas, que também não façam algo que retroaja para prejudicar quem quer que seja. O problema é que nenhuma decisão mais severa foi tomada em relação a quem mudou de partido depois da data. Aliás, os ministros garantiram direito de defesa para quem assim o fez. O que era para ser uma decisão matemática – mudou? perdeu o mandato – agora vira questão política e motivo de novas demoras. Resultado: Em Goiânia vários vereadores ignoraram a sentença e se filiaram a novos partidos, mesmo depois da decisão do STF Confiando que, no Brasil, a justiça anda a passos de tartaruga, até que alguma providência seja tomada eles já foram reeleitos e, assim, livres de qualquer prejuízo. Resumo: Nem mesmo os políticos, beneficiados pela decisão amena, respeitam a justiça. Mas também, ao que parece, nem STF e TSE se dão ao respeito.

Bom de Bico
Diante de todo o imbróglio, o senador Marconi Perillo agiu e segurou a bancada de vereadores tucanos da capital no PSDB. Tudo sobre na edição desta semana da Tribuna do Planalto.

Mais Circo
Para os ‘Teóricos das Conspirações’, que vêem falcatruas em tudo no futebol brasileiro, uma para realmente desconfiar – o Bahia venceu o Fast-AM por 1 a 0, aos 49 minutos do segundo tempo.

Gol Salvador?
Vale lembrar que o time baiano precisava vencer de qualquer placar e torcer para que o Rio Branco-AC não triunfasse em cima do ABC-RN. Durante a partida em Salvador, o árbitro expulsou dois jogadores do Fast e deu seis minutos de acréscimos no final.

Mala Preta
A diretoria do tricolor baiano estava desesperada. Tanto que havia oferecido R$ 200 mil para o ABC-RN não perder o seu jogo. Dias antes, também fez uma proposta para o próprio Fast-AM vencer o seu jogo contra o Rio Branco.

Sintomas
Quem oferece dinheiro para ganhar, também pode oferecer para perder. Lembrando que até o poderoso Fluminense já se envolveu com atos estranhos na mesma Série C. Em 1999, precisava vencer o Serra-ES, e o fez com um gol curioso, no último minuto.

Experiência.....
.....que faltou para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Com os pneus quase sem borracha, Hamilton entrou rápido demais no boxe, não conseguiu fazer a curva e foi morrer numa pequena caixa de brita.

Melhor para os brasileiros.....
Que vão poder acompanhar a corrida derradeira no autódromo de Interlagos, no próximo dia 21. O inglês tem 4 pontos a frente do espanhol Fernando Alonso e sete sobre o finlandês Kimi Raikkonen.

.....Ricos
O único setor que ainda não está esgotado vale R$ 1.545,00, apenas para o domingo.

Goiás em alta
Como noticiou o nobre jornalista Eduardo Horácio em seu blog, o TNS Sports, instituto de pesquisa inglês, em parceria com a revista Placar, diagnosticou que o time verde e branco possui a maior torcida na capital, com 23,7% de adeptos.

Os outros
Em segundo vem o São Paulo (17,1%), seguido de Palmeiras (10,5%), Corinthians (7,9%), Vila Nova (6,6%) e Flamengo (5,8%).

Serpes
A pesquisa é semelhante a uma outra, feita pelo instituto Serpes em janeiro deste ano, que aponta o Goiás em primeiro (46,10%), seguido de Vila Nova (14,90%), Atlético (2,10%) e Goiânia (0,80%). Nesta foi aceito apenas times goianos.

Foto: O ministro Marco Aurélio Mello e a presidente do STF, Ellen Gracie - lentidão a serviço do povo (Fonte: Agência Brasil - Radiobras)

2 comentários:

Hebert Regis disse...

Eduardo, o Supremo Tribunal Federal (STF) também é composto por pessoas, que também se movimentam de acordo com a política, e até das suas posturas ideológicas. As mudanças só ocorreram depois de uma oxigênação do STF, com a troca da maioria dos ministros. A lei, meu caro, é um instrumento que precisa estar nas mãos certas, pq a regra é clara, mas a interpretação, não é nenhum pouco. Quanto ao congresso, nem com um balão de oxigênio por metro quadrado. Aquilo só muda, se for com uma bomba... atômica, para não sobrar nem os ácaros daquele lugar. Abraços.

Filemon disse...

Eduardo, se a classificação do Bahia foi marmelada eu não sei. Só sei que quase mataram a torcida tricolor do coração. Um negócio de doido.

A tal pesquisa, que eu já comentei no blog do Eduardo Horácio, é tão confiável quanto a manutenção da base aliada. Por ela, como avaliamos, o Vila não tem 50 mil torcedores. Piada.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme